As diferentes mídias e as TICs, sem dúvida, desempenham um papel significativo para os nossos educandos. O mundo digital pode atuar como uma ferramenta motivadora e facilitadora de
aprendizagem.
Ao ler o texto MÍDIA-EDUCAÇÃO NO
CONTEXTO ESCOLAR, do escritor Silvio da Costa encontrei uma citação que nos faz
refletir sobre o papel das mídias em nossa pratica pedagógica.
“Ao interferir nos modos de perceber
o mundo, de se expressar
sobre ele e de transformá-lo, estas
técnicas modificam o próprio ser humano”
(BELLONI, 2005, p.
17).
Mas uma frase do autor também esclarece o conceito de 'meios de comunicação' ou 'mídias' são todas
as interfaces modernas de comunicação, neste caso os recursos digitais também
estão incluídos. Nesta perspectiva concluo com uma frase de sua autoria:
" As tecnologias de
informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas
têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias. "
Segue aqui algumas sugestão para utilizarmos com os nossos alunos, durante as atividades com os recursos o tecnológicos...
Como trabalho com os alunos do 5 ano, encontrei estes vídeos bem interessantes.
Muito boa a sua reflexão! Os seus videos são bem legais . Devemos sempre utilizar estas ferramentas em nossas aulas . Até mais leila !
ResponderExcluirMuito legal Leila . Adorei sua reflexão midias e educação são realmente uma parceria a favor da aprendizagem.
ResponderExcluirBoa noite Leila,bem colocado quando você cita o mundo digital como ferramenta motivadora e facilitadora da aprendizagem.Com certeza esse é o mundo de nossos alunos hoje, denominados "nativos digitais", e nós os "imigrantes",necessitamos das formações continuadas para que possamos compreender e entender as inovações tecnológicas para aplicá-las em nossa sala de aula.
ResponderExcluirAs mídias estão e constante evolução e são verdadeiramente novas formas de comunicação. Achei interessante mencionar duas colocações do autor sobre a utilização delas em sala de aula: a questão da abordagem do olhar da escola sobre os temas midiáticos e da relação dialógica entre o que se produz e a intencionalidade que o autor possui com seu texto. A escola além de usar tecnologias não pode deixar esses critérios no esquecimento.
ResponderExcluir